O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento
de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou ensaios do Projeto
DPA-VANT, com corrida no solo de protótipos do VANT Acauã. O objetivo principal
dos ensaios foi a aquisição de dados para identificação de parâmetros para o
controle automático da aeronave no solo. Também foram verificadas a nova
configuração das plataformas de voo (sistema elétrico e barramento de dados
CAN-Aerospace) e a instalação de novos equipamentos, como DGPS (GPS Diferencial)
e laser altímetro.
O Projeto DPA-VANT tem como objetivo o desenvolvimento de um
demonstrador de tecnologia de um Sistema de Decolagem e Pouso Automáticos (DPA)
para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). O projeto é coordenado pelo IAE e
conta com a participação do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e do
Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM). É apoiado pela Fundação de
Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), com recursos financeiros da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
O Projeto DPA-VANT utiliza o Sistema de Navegação e Controle
desenvolvido no Projeto VANT, que inclui as funções de piloto automático,
navegação autônoma e retorno à base em caso de perda de link de comunicações. O
Projeto VANT foi concluído com sucesso, em junho de 2010, após a realização de
59 voos de ensaio na área da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP.
Como plataforma de ensaio é utilizado o VANT Acauã, construído pelo DCTA, com 5
m de envergadura e 150 kg de peso máximo.
Nos ensaios foram realizadas nove corridas com sucesso, com
velocidades estabilizadas entre 10 e 60 km/h. Os principais itens analisados
foram a atuação da bequilha, a eficiência do sistema de freios e a aceleração
lateral da aeronave. Cerca de 30 pessoas participaram dos ensaios, incluindo
integrantes do IAE, CTEx, DTCEA-SJ e INFRAERO.
Segundo o Engenheiro. Flavio Araripe d'Oliveira, Coordenador
do Projeto DPA-VANT, os dados obtidos nos ensaios possibilitarão que em 2013
sejam realizados ensaios em voo com decolagem e pouso comandados pelo piloto
automático do VANT Acauã. As tecnologias pesquisadas nesse projeto poderão ser
incorporadas em futuros VANT operacionais a serem supridos pela indústria
nacional, como o VANT Falcão, em desenvolvimento pela AVIBRAS.
Fonte: IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço do DCTA).
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