terça-feira, 21 de agosto de 2012

Portaria regulamenta atuação do Ministério da Defesa nos grandes eventos

Do site do Ministério da Defesa.

Portaria regulamenta atuação do Ministério da Defesa nos grandes eventos

altBrasília, 21/08/2012 - Foi publicada nesta terça-feira, no Diário Oficial da União, a portaria nº 2.221 do Ministério da Defesa (MD), que estabelece procedimentos para atuação das Forças Armadas nos grandes eventos determinados pela Presidência da República.

As diretrizes vão nortear a participação dos militares na Jornada Mundial da Juventude, que inclui a visita do papa Bento 16, e na Copa das Confederações, no ano que vem, bem como na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro (RJ).

Pelo documento, o MD está autorizado a realizar o planejamento para o emprego temporário das Forças Armadas nas áreas de defesa aeroespacial, controle do espaço aéreo, defesa marítima, fluvial e portuária, segurança e defesa cibernética, defesa contra terrorismo, fiscalização de explosivos e forças de contingência contra agentes químicos, biológicos, radiológicos ou nucleares.

A portaria também prevê atuação dos militares em ações complementares, quando for o caso, em todas as cidades-sede, durante o período de realização dos grandes eventos.

alt

No âmbito da Defesa, caberá ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) criar uma Assessoria Especial para os Grandes Eventos.  O novo setor terá a função de orientar as três Forças – Marinha, Exército e Aeronáutica – para uniformizar a aquisição de equipamentos, bens e sistemas, com a finalidade de manter a interoperabilidade e diminuir custos.

A Assessoria Especial será comandada por um oficial general e trabalhará em sintonia com a Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos do Ministério da Justiça. Internamente, o setor atuará em parceria com a Secretaria de Coordenação e Organização Institucional (Seori) do Ministério da Defesa.

Pela portaria, o Comando da Marinha indicará coordenadores de defesa de área em Salvador (BA) para a Copas das Confederações, no ano que vem, e para o mundial de futebol, em 2014, na mesma cidade e em Natal.

O Exército terá um general à frente das ações de defesa nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ) na Copa das Confederações. Uma autoridade ficará encarregada de liderar os trabalhos durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio.

O coordenador também ficará responsável pelo trabalho do Exército em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Recife (PE), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) durante o mundial de 2014, e na capital fluminense no período dos Jogos Olímpicos de 2016.

alt
A Aeronáutica também designará seu coordenador de defesa na cidade de Curitiba (PR) para a Copa do Mundo, em 2014.  Será do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) a responsabilidade pela execução das ações de controle de espaço aéreo durante os grandes eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário