No dia 30 de novembro, às 11h, em cerimônia presidida pelo
Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart
Wiemer, nas dependências da Base Naval de Portsmouth, no Reino Unido, foi Incorporado
à Armada da Marinha do Brasil do Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”.
O navio, construído pela empresa BAE Systems Maritime –
Naval Ships, recebe o nome “Apa”, em alusão a um importante rio brasileiro,
assim como os demais navios da Classe – o “Amazonas”, incorporado à Armada em
29 de junho deste ano, e o “Araguari”, previsto para ser entregue à Marinha do
Brasil no primeiro semestre de 2013. O NPaOc “Apa” teve sua construção iniciada
em 10 de setembro de 2008, com o batimento de quilha em 16 de fevereiro de
2009. Foi lançado ao mar em 19 de novembro de 2009 e sua construção foi
finalizada em julho de 2010.
As principais características do Navio são:
Comprimento Total: 90,5 metros
Comprimento entre Perpendiculares: 83 metros
Boca Máxima: 13,5 metros
Calado de Navegação: 4,5 metros
Deslocamento Carregado: 2.170 toneladas
Velocidade Máxima com 2 MCP: 25 nós
Raio de Ação a 12 Nós: 5.500 milhas náuticas
Autonomia: 35
dias
Capacidade de Tropa Embarcada: 51 militares
Capacidade de Transporte de Carga: 06 Conteineres de 15 toneladas
Armamento:
01 canhão de 30mm e 02 metralhadoras de 25mm
Sistema de Propulsão: 2 Motores MAN
16V28/33D 7.350 HP
Geração de Energia: 3 Geradores
CATERPILLAR de 550 kW
1
Gerador CATERPILLAR de 200kW
Tripulação: 12
Oficiais, 21 SO/SG e 48 CB/MN
O Navio-Patrulha Oceânico “Apa” foi projetado e construído
para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas.
Devido à sua grande autonomia e capacidade de operar com aeronave orgânica
(helicóptero) e duas lanchas, contribuirá com os demais navios da Marinha do
Brasil na proteção e fiscalização de nossa Amazônia Azul.
Após a incorporação à Marinha, o “Apa” será preparado para
navegar em direção ao Brasil, o que está previsto para ocorrer a partir da
segunda quinzena de fevereiro de 2013. Em uma viagem de dois meses, o navio
partirá de Portsmouth, no Reino Unido e passará por Portugal, Espanha (Gran
Canárias), Mauritânia, Senegal, Angola, Namíbia, Rio Grande (RS-Brasil), Itajaí
(SC-Brasil) e tem como porto final, na primeira quinzena de maio, o Rio de
Janeiro (RJ-Brasil).
Fonte: DefesaNet, 30 de novembro de 2012
MARINHA DO BRASIL
DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL DA MARINHA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
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