Estratégia veio em um momento em que as gigantes do setor
cortam capacidade para se recuperar de uma sequência de prejuízos
25 de outubro de 2012 | 20h 08
Glauber Gonçalves, da Agência Estado
RIO - Apesar de 2012 ser um dos piores anos para as
companhias aéreas brasileiras, a Avianca Brasil resolveu aumentar a oferta de
assentos em 30% em 2013, num momento em que as gigantes do setor cortam
capacidade para se recuperar de uma sequência de prejuízos. A Avianca decidiu
lançar mão da estratégia, diferente daquela que os concorrentes implementam,
depois de praticamente dobrar de tamanho este ano.
O vice-presidente comercial e de Marketing da empresa,
Tarcisio Gargioni, afirma que a receita - destoante da usada pelo mercado -
resultará em um ano de equilíbrio financeiro. A Avianca espera fechar o ano sem
perder dinheiro, mas também não deve ganhar. Se confirmado o zero a zero, que
num ano normal seria considerado um resultado medíocre, pode se tornar motivo
de inveja para as grandes do segmento, cuja perspectiva é continuar no vermelho
este ano.
Gargioni explica qual a equação que faz a empresa prever que
fechará 2012 sem perdas. Os aviões da Avianca decolam dos aeroportos com taxa
de ocupação superior às do mercado. Entre janeiro e agosto, a empresa dos
irmãos Efromovich atingiu um aproveitamento de 78%, oito pontos porcentuais a
mais que a Gol Linhas Aéreas e sete acima do registrado pela TAM, de acordo com
dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
"Nosso nível de ocupação não diminuiu, mesmo com nosso
crescimento (...) Isso quer dizer que o mercado está aceitando nosso modelo de
negócios", disse Gargione nesta quinta-feira, na feira da Associação
Brasileira de Agentes de Viagem (Abav), no Rio. O trunfo da Avianca para encher
os aparelhos, segundo ele, é vender um serviço diferente do oferecido pela
concorrência. Nos últimos anos, a companhia elevou o nível de conforto das
aeronaves aviões para atrair um passageiro mais exigente. "O Brasil tem
milhões de pessoas com mais de 60 anos que viajam muito, tem poder aquisitivo e
querem mais conforto", disse, sobre um dos nichos que a empresa se dispôs
a atender.
O público-alvo da companhia também é composto ainda por
jovens executivos e recém-casados que viajam com filhos. Perguntado se esse
mercado é muito restrito, Gargione afirmou que há espaço para continuar
crescendo, mas ressaltou que a deficiência da infraestrutura aeroportuária nas
capitais pode ser um freio.
Apesar de afirmar que o enxugamento da malha aérea, como têm
feito Gol e TAM, não é a única receita possível para o atual momento, o
especialista em transporte aéreo Anderson Correia classifica como arriscado o
método de aumentar a oferta num momento em que há excesso de assentos no
mercado.
"Ou a Avianca está mirando um mercado que vê como
promissor, ou a intenção da empresa é apenas estar mais presente no mercado
brasileiro", declarou. A participação da companhia no mercado doméstico
passou de 2,54% no começo de 2011 para 5,10% em agosto deste ano.
Sobre a entrada da empresa na rede Star Alliance, a exemplo
do que fez a Avianca colombiana, Gargioni garantiu só estar a espera da decisão
da TAM para definir o futuro da Avianca Brasil. A expectativa é de que, depois
da fusão com a chilena LAN, a TAM migre para a aliança de companhias aéreas
OneWorld.
O vice-presidente comercial e de Marketing da Avianca Brasil
acredita, ainda, que a tendência é de uma união com a coirmã colombiana. Apesar
de ter os mesmos controladores, hoje as duas operam independentemente.
"Essa é uma tendência natural, mais cedo ou mais tarde vai acontecer, mas
não sabemos quando."
TAP - Pertencente aos mesmos controladores da Avianca
Brasil, a colombiana Synergy Aerospace fechou a estrutura da proposta de compra
da companhia TAP Portugal, confirmou nesta quinta-feira a holding industrial
sul-americana Synergy Group, seu controlador, por meio da assessoria. Conforme
executivos da empresa que será privatizada, a Sinergy Aerospace, única
habilitada pelo governo de Portugal para disputar a TAP, tem até o meio-dia
(horário de Lisboa) de 7 de dezembro para apresentar a proposta.
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