quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Integração da malha Gol-Webjet



Duas notas que saíram no Valor e no Estado sobre a integração da malha entre Gol e Webjet.



Gol e Webjet unem malha até dezembro

Por Alberto Komatsu | De São Paulo

A Gol Linhas Aéreas e a Webjet deverão integrar 100% da sua malha de voos até o dia 1º de dezembro deste ano, afirmou ontem o presidente-executivo da Gol, Paulo Kakinoff. Segundo ele, esse será o primeiro passo para a integração das duas empresas, após a aprovação da negociação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na semana passada.

"A primeira integração que a gente vai fazer é da malha. Já entregamos essa proposta para a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]", disse Kakinoff. "Pode haver redução (de voos), mas pode haver também aumento", acrescentou ele, ao ser questionado se a integração da malha poderia aprofundar a redução de cerca de 10% das frequências diárias promovida pela Gol, desde o início deste ano.

Segundo Kakinoff, a venda de passagens também está sendo unificada. "Estamos migrando a venda de quem acessa o site da Webjet para a Gol, para unificar os processos de reserva. Esse é o tempo necessário para a gente implementar a nova malha, com o fluxo de vendas sendo feito predominantemente pela Gol", disse. O redirecionamento no site é a primeira modificação visível ao consumidor do processo de união.

O executivo contou ainda que, no dia seguinte à aprovação do Cade, na quinta-feira da semana passada, o diretor de recursos humanos da Gol esteve na Webjet para entregar uma agenda de reuniões com executivos da Gol. A meta é identificar as melhores oportunidades de sinergia. Os encontros serão nesta semana e na próxima.

Kakinoff afirmou que ainda não há decisão sobre a continuidade da marca Webjet. Ele participou ontem do "CEO Summit 2012", promovido por Ernst & Young Terco e Endeavor Brasil. Ainda no evento, Kakinoff disse que a venda de lanches a bordo deve ser adotada em todos os voos até julho de 2013. Atualmente, esse serviço está disponível em 48% dos voos.

A aquisição da Webjet pela Gol foi anunciada em julho do ano passado. A aprovação do Cade foi concedida na semana passada, com uma restrição. As duas empresas terão de mostrar um índice de 85% de uso de horários de pouso e decolagem ("slots") no Aeroporto Santos Dumont, sob pena de perder os slots que não mostrarem essa taxa de eficiência.

A Gol também anunciou ontem que o Smiles, o seu programa de milhagem, lançou uma plataforma de compras com milhas na internet. Com isso, além de passagens, os clientes do Smiles poderão resgatar 300 mil opções de produtos, como eletroeletrônicos e ingressos para shows.

Valor Econômico, 18 de outubro de 2012

Empresa quer integração total com Webjet até dezembro

18 de outubro de 2012
O Estado de S.Paulo

A Gol Linhas Aéreas pretende chegar a 100% de integração da malha com a Webjet em dezembro, e divulgar até o fim do ano um plano de sinergias que pode ser alcançado com a integração das companhias.

"A primeira integração que vamos fazer é justamente da malha. Nós temos uma previsão de integração da malha para 1.º de dezembro deste ano, inclusive já apresentamos a proposta da integração da malha para Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)", disse o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, após participar de evento ontem, em São Paulo.

Segundo o executivo, esse é o tempo necessário para implementar a integração completa da malha, com o fluxo de vendas feito predominantemente pela plataforma da Gol.

A companhia aérea iniciou um trabalho mais intenso de conhecimento da operação do sistema da Webjet logo depois da aprovação do negócio, com restrições, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na semana passada.

"Até o fim do ano, no máximo, a gente deve ter o nosso plano de sinergias divulgado, de integração", disse o presidente da Gol, empresa que acumulou cerca de R$ 750 milhões em prejuízos no primeiro semestre.

Custos. O executivo mencionou a integração de malha e outras oportunidades de sinergia com a Webjet como formas de reduzir custos, além de negociação com fornecedores.

Ao mesmo tempo, o executivo disse que a empresa está buscando oportunidades adicionais de receita. Ele mencionou a intensificação do acordo com a norte-americana Delta como uma dessas oportunidades. "Temos um cronograma que estamos tentando antecipar para aplicação plena do code share, da comercialização de assentos da Delta no site da Gol", disse.

O executivo mencionou ainda que a empresa avalia a malha para identificar novos destinos. "Não é possível dizer quando voltaremos ao equilíbrio da operação, em especial porque os fatores exógenos que mais influenciam na nossa estrutura de custos estão variando no momento com uma tendência negativa para nós", afirmou, mencionando combustível e câmbio. / REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário