Duas notas que saíram no Valor e no Estado sobre a integração da malha entre Gol e Webjet.
Gol e Webjet unem malha até dezembro
Por Alberto Komatsu | De São Paulo
A Gol Linhas Aéreas e a Webjet deverão integrar 100% da sua
malha de voos até o dia 1º de dezembro deste ano, afirmou ontem o
presidente-executivo da Gol, Paulo Kakinoff. Segundo ele, esse será o primeiro
passo para a integração das duas empresas, após a aprovação da negociação pelo
Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na semana passada.
"A primeira integração que a gente vai fazer é da
malha. Já entregamos essa proposta para a Anac [Agência Nacional de Aviação
Civil]", disse Kakinoff. "Pode haver redução (de voos), mas pode
haver também aumento", acrescentou ele, ao ser questionado se a integração
da malha poderia aprofundar a redução de cerca de 10% das frequências diárias
promovida pela Gol, desde o início deste ano.
Segundo Kakinoff, a venda de passagens também está sendo
unificada. "Estamos migrando a venda de quem acessa o site da Webjet para
a Gol, para unificar os processos de reserva. Esse é o tempo necessário para a
gente implementar a nova malha, com o fluxo de vendas sendo feito
predominantemente pela Gol", disse. O redirecionamento no site é a
primeira modificação visível ao consumidor do processo de união.
O executivo contou ainda que, no dia seguinte à aprovação do
Cade, na quinta-feira da semana passada, o diretor de recursos humanos da Gol
esteve na Webjet para entregar uma agenda de reuniões com executivos da Gol. A
meta é identificar as melhores oportunidades de sinergia. Os encontros serão
nesta semana e na próxima.
Kakinoff afirmou que ainda não há decisão sobre a
continuidade da marca Webjet. Ele participou ontem do "CEO Summit
2012", promovido por Ernst & Young Terco e Endeavor Brasil. Ainda no
evento, Kakinoff disse que a venda de lanches a bordo deve ser adotada em todos
os voos até julho de 2013. Atualmente, esse serviço está disponível em 48% dos
voos.
A aquisição da Webjet pela Gol foi anunciada em julho do ano
passado. A aprovação do Cade foi concedida na semana passada, com uma
restrição. As duas empresas terão de mostrar um índice de 85% de uso de
horários de pouso e decolagem ("slots") no Aeroporto Santos Dumont,
sob pena de perder os slots que não mostrarem essa taxa de eficiência.
A Gol também anunciou ontem que o Smiles, o seu programa de
milhagem, lançou uma plataforma de compras com milhas na internet. Com isso,
além de passagens, os clientes do Smiles poderão resgatar 300 mil opções de
produtos, como eletroeletrônicos e ingressos para shows.
Valor Econômico, 18 de outubro de 2012
Empresa quer integração total com Webjet até dezembro
18 de outubro de 2012
O Estado de S.Paulo
A Gol Linhas Aéreas pretende chegar a 100% de integração da
malha com a Webjet em dezembro, e divulgar até o fim do ano um plano de
sinergias que pode ser alcançado com a integração das companhias.
"A primeira integração que vamos fazer é justamente da
malha. Nós temos uma previsão de integração da malha para 1.º de dezembro deste
ano, inclusive já apresentamos a proposta da integração da malha para Anac
(Agência Nacional de Aviação Civil)", disse o presidente da Gol, Paulo
Kakinoff, após participar de evento ontem, em São Paulo.
Segundo o executivo, esse é o tempo necessário para
implementar a integração completa da malha, com o fluxo de vendas feito
predominantemente pela plataforma da Gol.
A companhia aérea iniciou um trabalho mais intenso de
conhecimento da operação do sistema da Webjet logo depois da aprovação do
negócio, com restrições, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica
(Cade), na semana passada.
"Até o fim do ano, no máximo, a gente deve ter o nosso
plano de sinergias divulgado, de integração", disse o presidente da Gol,
empresa que acumulou cerca de R$ 750 milhões em prejuízos no primeiro semestre.
Custos. O executivo mencionou a integração de malha e outras
oportunidades de sinergia com a Webjet como formas de reduzir custos, além de
negociação com fornecedores.
Ao mesmo tempo, o executivo disse que a empresa está
buscando oportunidades adicionais de receita. Ele mencionou a intensificação do
acordo com a norte-americana Delta como uma dessas oportunidades. "Temos
um cronograma que estamos tentando antecipar para aplicação plena do code
share, da comercialização de assentos da Delta no site da Gol", disse.
O executivo mencionou ainda que a empresa avalia a malha
para identificar novos destinos. "Não é possível dizer quando voltaremos
ao equilíbrio da operação, em especial porque os fatores exógenos que mais
influenciam na nossa estrutura de custos estão variando no momento com uma
tendência negativa para nós", afirmou, mencionando combustível e câmbio. /
REUTERS
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